top of page
Conversa com o pessoal médico

Equipe Multidisciplinar

Dr. Wang Yuan Pang
Coordenador geral do Núcleo de Estudos de Obesidade (NEO) do IPQ-HCFMUSP
Dr. Wang.png

Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com residência, mestrado e doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Atualmente é Médico Assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Orientador do Programa de Pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, além de ser Pesquisador Associado do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica (NEP) do LIM-23 da FMUSP. É membro da Federação Internacional de Epidemiologia Psiquiátrica (IFPE) e Associação Psiquiátrica Mundial (WPA) - seção de Epidemiologia e Saúde Pública. É membro da Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa CAPPESQ da Diretoria Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência nos seguintes temas: epidemiologia psiquiátrica, psicopatologia clínica, revisões sistemáticas e validação de instrumentos psicométricos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9846549859258950

Dra. Leorides S. Duarte-Guerra
Coordenadora geral do Núcleo de Estudos de Obesidade (NEO) do IPQ-HCFMUSP
Dra Leorides.png

Psicóloga formada pela  Universidade São Marcos. Pós doutoranda no Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Doutorado  e mestrado em Ciências Médica do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialização Lato-Sensu pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Psicologia Aplicada à Nutrição. Aperfeiçoamento em Transtornos Alimentares: Anorexia-Bulimia- Obesidade e Cirurgia da Obesidade. Psicoterapeuta em Consultório de Psicologia. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Obesidade NEO-IPq-FMUSP. Áreas de interesse: transtornos alimentares: obesidade, bulimia e anorexia. Cirurgia bariátrica: pré e pós cirúrgico. Acompanhamento psicoterápico de pacientes com transtornos de humor, ansiedade e alimentares.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6113939737706006

Dr. Francisco Lotufo Neto
Participação especial
Dr Lotuffo.jpg

Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (1979), doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (1991) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da USP e do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Suas principais linhas de pesquisa são Psicoterapias, e Cultura Brasileira e Psicopatologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1508845387926857

Estela Kortchmar
Psicóloga Colaboradora
Dra Estela (2).jpg

Psicóloga. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - Escola de Enfermagem na área de Cuidado em Saúde. Mestre em Ciências pela USP. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Psicóloga voluntária no Nucleo de Estudos em Obesidade (NEO) no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. Desenvolve atividades de pesquisa em Cirurgia Bariátrica. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de São Paulo. Psicoterapeuta em Consultório de Psicologia. Especialização em Teoria do Apego de John Bowlby e atuação em situações de perda e luto. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2011369444843605

Thaís da Silva Costa
Psicóloga Colaboradora
Psicóloga Thaís.jpg

Bacharel em Psicologia pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Arthur Tomas. Especialista em Transtornos Alimentares, Obesidade e Cirurgia Bariátrica pela Faculdade Unyleya. Aprimorada em Transtornos Alimentares pelo programa de Transtornos Alimentares – AMBULIM do Instituto de Psiquiatria HCFMUSP. Colaboradora do NEO – Núcleo de Estudos da Obesidade do Instituto de Psiquiatria HCFMUSP. Psicóloga da Equipe de Cirurgia Bariátrica da Gastromed Anápolis-GO, Dr Wilson José de Sena Pedro CRM-GO. Membro da COESAS - SBCBM (Comissão de Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica)
 

Elaine Cristina S. Maraviglia
Psicóloga Colaboradora
DSC00733 (3).JPG

Graduada em Psicologia pela Faculdade Metropolitanas Unidas de São Paulo. Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade - AMBULIM, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Curso aprimorado em Cirurgia Bariátrica, desenvolvendo pesquisa na área. Membro da COESAS Comissão de especialidades associadas da sociedade brasileira de cirurgia bariátrica e metabólica. Membro da SBCBM Sociedade brasileira de cirurgia bariátrica e metabólica. Psicóloga clínica e colaboradora do Núcleo de Estudos de Obesidade (NEO), do IPq HC FMUSP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4438952851538904

Rita de Abreu Mota Marcato

Psicóloga Colaboradora

Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde Mental pelo AMBAN- Instituto de Psiquiatria HC FMUSP, especialização em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria HC FMUSP e Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva pelo Centro de Estudos em Neurociências "Prof. Dr. Raul Marino Jr.”. Master of Arts em Psychoanalytic Observational  pela Tavistock & Portman NHS Foundation Trust. Colaboradora do Núcleo de Estudos de Obesidade (NEO), do IPq HC FMUSP.

Mariane de Carvalho Cremonesi
Psicóloga Colaboradora e aluna de mestrado
Mariane (2).jpg

Psicóloga formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Comportamento alimentar pelo iPGS Realizou cursos de atualização em Obesidade e Terapia de Aceitação e Compromisso na Escola de Excelência do Instituto de Psiquiatria HC- FMUSP. Hoje atua como psicóloga clínica e colaboradora do Núcleo de Estudos de Obesidade (NEO), do IPq HC FMUSP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2605103959746791

Julia F. Villares
Psicóloga Colaboradora
julia.jpg

Psicóloga formada na Universidade Metodista de São Paulo, estagiária colaboradora no Núcleo de Estudos de Obesidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7536363437933273

Lis Marina Lopes Lazzarini
Psicóloga Colaboradora
FOTO 2022 (1).jpg

Mestre em Educação nas Profissões de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016); Especialista em Psicologia em Hospital Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Psicóloga clínica com ênfase em saúde. Experiência na área de Psicologia: tratamento e prevenção Psicológica principalmente nos seguintes temas: transtornos alimentares, tratamento da obesidade, cirurgia bariátrica e metabólica, diabetes, diabetes gestacional, imagem corporal, queimaduras, ansiedade, depressão, uso de drogas, sexualidade, família, adolescência, tratamento em grupos e psicoeducação em saúde.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5604537253896418

Alexandre Matsuo Nomura
Psiquiatra Colaborador
foto edit 3.jpg

Graduado na Faculdade de Medicina pela Universidade de São Paulo. Fez residência-médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é psiquiatra voluntário no Núcleo de Estudos de Obesidade no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3631599079432546

Bárbara Rubia Wada
Estagiária de psicologia
IMG_20210623_184534_124.jpg

Graduanda em psicologia pela Universidade Paulista, estagiária colaboradora no Núcleo de Estudos de Obesidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP.

Andres Enrique Meyer
Educador físico, estagiário de psicologia e aluno de Iniciação Científica
foto.jpg

Graduado em Educação Física pela UNISA, especializado em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, estudante de Psicologia. Atualmente estagiário colaborador do Núcleo de Estudos de Obesidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3826022479674514

Thamirys De Camargo Robles
Estagiária de psicologia - Aluna de Iniciação Científica
IMG-20220516-WA0002.jpg

Cursando Psicologia no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Estagiando no Núcleo de Estudos de Obesidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP e em uma clínica especializada em Transtorno do espectro autista (TEA) como Acompanhante Terapêutica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1192968593530724

Vanessa Ponstinnicoff de Almeida
Psicóloga Colaboradora e aluna de doutorado
Image.jpeg

Mestrado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde - UNIFESP. Formação no Beck Institute Philadelphia (EUA) - Weigh Loss and Maintenance. Especialização em Terapia Cognitivo-comportamenal - CETCC, em Segurança Alimentar e Nutricional - UNESP e Obesidade e Emagrecimento - AVM Favuldades Integradas. É psicóloga clínica no São Pedro SPA Médico desde 2011 e funcionária pública da Prefeitura Municipal de Sorocaba desde 2008, na função de psicóloga na Política de Assistência Social.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8183184121216231

Marcela Miracca Lage
Nutricionista Colaboradora
Nutricionista Marcela Miracca.jpg

Nutricionista formada pela Universidade Estadual de Campinas. Pós Graduada em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Atua como Nutricionista Clínica e como colaboradora do Núcleo de Estudos de Obesidade (NEO), do Ipq HC FMUSP. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5791793973251516

bottom of page